PROJETO:
Esquema corporal
e órgãos dos sentidos
ESCOLA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ JURA
Professora:
Aline Pires Couto
Clientela
atingir: alunos de 05
a 06 anos de idade.
Duração:
20 de maio a 07 de
junho.
Turno:
Manhã.
Justificativa: Esquema Corporal é o conhecimento do corpo como um todo e das partes que o compõem. Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõe uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais, e da afetividade. Por esse motivo é de suma importância à execução desse projeto com os alunos.
Objetivos
específicos:
·
Promover e estimular a linguagem oral;
·
Desenvolver atenção, imaginação e a
criatividade;
·
Praticar a coordenação motora fina e ampla;
·
Desenvolver a expressão corporal;
·
Exercitar números e quantidades;
·
Reconhecer e relacionar os número de 4 e 5;
·
Desenvolver a leitura através da visualização
de figuras;
·
Exercitar as vogais;
·
Dançar através de diversos ritmos;
·
Identificar, conhecer e diferenciar as partes
do corpo;
·
Reconhecer o corpo, no seu todo, e diferenciar
cada uma de suas partes, por meio do movimento;
·
Reconhecer e identificar os sentidos;
·
Explorar os sentidos através do concreto;
·
Reconhecer a importância da higiene para
saúde;
·
Desenvolver o hábito de higiene;
·
Conhecer e identificar os materiais de
higiene.
·
Linguagem oral e escrita;
·
Criatividade, imaginação e dramatização;
·
Motricidade fina e ampla;
·
Numero e quantidade (1 a 5);
·
As vogais;
·
Música e ritmo;
·
Expressões gráficas: desenho, pintura, traçado
e pontilhado;
·
Artes plásticas: pintura, recorte e colagem
com material diverso, desenho livre e dirigido.
·
Expressão corporal;
·
Esquema corporal;
·
Os sentidos;
·
Higiene corporal.
·
Conversa informal sobre o tema;
·
Músicas relacionadas ao tema: CABEÇA, OMBRO,
JOELHO E PÉ; POP POP; ESTÁTUA; FECHE OS OLHOS (relaxamento);
·
Atividades com grafismo, colagem, recortes e
pinturas;
·
Exercícios de fixação com as vogais e números;
·
Brincadeiras: JOÃO
BOBO, MARIONETE, CHEFINHO MANDOU, MORTO-VIVO, ESTÁTUA, CABRA-CEGA, FANTASMA.
·
Atividades de psicomotricidade: PULAR, ANDAR,
CORRER, SALTAR, ENGATINHAR, CAMBALHOTA, ARREMESSAR E AGARRAR, VERTIR E
DESVESTIR-SE, DANÇAR, IMITAR.
·
Jogos motores:
CAÇADOR DE TARTARUGAS, JOGO DAS CORES, MEDÁ UM ABRAÇO, LOBOS E CARNEIRINHOS,
ONÇA DORMINHOCA, CORRIDA DO ELEFANTE.
·
Mural dos corpos traçados pelos alunos;
·
Desenho livre;
·
Quebra-cabeça das partes do corpo em tamanho
grande;
·
Construção de bonecos articulados;
·
Caixa dos sentidos;
·
Roleta dos sentidos;
·
Cartazes: partes do corpo, sentidos, higiene;
·
Confecção do suporte do papel higiênico e das
escovas de dente;
·
Construção de um boneco de sucata.
parabéns! O projeto muito bom, para desenvolver-se com as crianças sensibilizando de todo o contexto.
ResponderExcluir