"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar." Esopo




quarta-feira, 18 de junho de 2014

PROJETO: ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO.

PROFESSORA: ALINE PIRES COUTO

Projeto: O aniversário do Seu Alfabeto.
Tema: Nosso Alfabeto.
Duração: 10 de junho a 18 de dezembro/2013.
Clientela: Alunos do pré-b.



Justificativa: Nas classes de educação infantil e alfabetização acontecem os primeiros contatos das crianças com as letras.
Com isso, a visualização das mesmas é de fundamental importância para que os pequenos sintam-se seguros ao reproduzi-las para o papel, afinal ainda não aprenderam como é a grafia correta das 26 letras do nosso alfabeto.
Tendo em mente a importância da sistematização do ensino do alfabeto (seja nas series iniciais e/ou na educação infantil) no momento do planejamento. Vejo que esta sistematização fica muito mais significativa quando partimos para um trabalho lúdico em que os alunos possam interagir sentindo-se integrados, participando ativamente nas atividades propostas.

Objetivo geral: Despertar o letramento através da ludicidade na identificação e escrita das letras do nosso alfabeto apresentando o alfabeto e possibilitando à criança um primeiro contato com a diversidade de letras existentes, propiciando o processo de associação entre elas, de forma lúdica e prazerosa, através de brincadeiras, jogos, músicas, construções, dentre outros.

COMO FUNCIONARÁ:
O projeto foi baseado na obra de Ademir Piedade “O Aniversário do Seu Alfabeto”, onde o Seu Alfabeto está fazendo aniversário e convida todas as letras do alfabeto para a festa.
As letras então levam um presente que se fazem ser lembradas. Ex: O A levou um pacote de Alegria, o F levou uma fotografia do Seu Alfabeto de quando estudava na Pré-escola.
Uma vez por semana um aluno leva a mascote do Seu Alfabeto para casa para apresentá-lo a família e passar um dia com ele, junto vai o livro “O Aniversário do Seu Alfabeto” será lido em família.
 No dia seguinte na sala de aula o aluno contará como foi o seu dia com o boneco do Seu Alfabeto.
Também podem ser explorados vários jogos e brincadeiras que envolvem o alfabeto, a fixação da ordem das letras.
Após explorarmos a obra “O Aniversário do Seu Alfabeto” e familiarizarmos com o alfabeto e desenvolvermos a oralidade, vamos fazer uma festa de aniversário desse Senhor que tanto nos auxiliou.
E as crianças terão que trazer um presente feito por ela (simples), embrulhado, que comece com a letra que for sorteada pela professora.
Na culminância cada família ficará responsável por trazer algo para o ANIVERSÁRIO DO “SEU” ALFABETO e também confeccionaremos o convite de Aniversario do Seu Alfabeto. (eu levo o bolo)
 A participação da família no projeto será muito importante.
Também será trabalhado no Projeto, vários outros assuntos e datas comemorativas, globalizado com o Tema principal ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas