"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar." Esopo




segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Projeto Era Uma Vez... - Maternal 2 - Professoras Lucimar Gisele e Leticia Admar







Maternal II

Tema: Era uma vez...
Justificativa:
É ouvindo histórias que se podem sentir importantes emoções, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem estar, o medo, a alegria, a insegurança, vivendo profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve, com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma delas pode despertar nos pequenos ouvintes, além de ser um recurso valioso e agradável para a predisposição à aprendizagem e para sua complementação. .
            A história contada define, ainda, uma seqüência de idéias e também reconhece sinais verbais que o narrador transmite. Ao aproveitar esses sinais, a história contada possibilita que a criança aumente o seu tempo de atenção. Dessa forma, ela consegue concentrar-se muito mais ouvindo uma história do que por meio de outras atividades.
             Ouvir histórias desenvolve, também, uma capacidade de grande imaginação. Perguntado sobre qual seria a melhor maneira de cultivar nas crianças o interesse pela ciência, Einstein sugeriu que se contassem muitos e muitos contos de fadas para as crianças. Se a criança desenvolver a imaginação, se ela tiver a curiosidade desenvolvida, ela poderá responder às várias situações que surgirão durante a vida e solucionar problemas futuros.
             Assim, este projeto nasceu da necessidade de estimular o aparecimento da função simbólica ou semiótica ( Piaget ) que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, da fantasia, do faz de conta, do jogo simbólico, contribuindo eficazmente para o desenvolvimento integral da criança, nos seus aspectos cognitivo, afetivo, emocional, social e motor.
Objetivo Geral:
Despertar nas crianças, o prazer em ouvir histórias, proporcionando meios divertidos e atividades atraentes para contá-las, estabelecendo a ligação entre aquilo que é real e o imaginário, tão presente no cotidiano das mesmas, em que poderão expressar sua percepção de mundo, oportunizando assim, o desenvolvimento da linguagem, do pensamento lógico, da imaginação, socialização, construção da identidade e autonomia.
Objetivos Específicos:
·        Ampliação do vocabulário;
·        Concentração; Saber ouvir;
·        Incentivar a leitura simbólica e visual de forma lúdica;
·        Desenvolver o raciocínio lógico;
·        Envolver as crianças, num mundo de fantasias e imaginação.
Desenvolvimento:
·        Contação de histórias através de fantoches, tapete de histórias, dedoches, materiais recicláveis, aventais, tv;
·        Histórias: Era Uma Vez Um Gato Xadrez, Maria vai com as outras, Clact... Clact... Clact..., Branca de Neve e os Sete Anões, Menina Bonita do Laço de Fita, Lenda ca Cuca, Reino das Borboletas Brancas, Os Músicos de Bren;
·        Pintura de desenhos;
·        Confecção de cartaz coletivo;
·        Colagem
Recursos:

Fantoches, dedoches, tapete de histórias, avental de histórias, Giz de cera, folhas, cola, DVD, Livros, Jogos.























Um comentário:

Páginas