PROFESSORA: ALINE PIRES COUTO
PROJETO "Meu nome, Minha
identidade"
PÚBLICO ALVO 
Crianças de 05 a 06 anos de idade / Pré-b.
DURAÇÃO
25/02/13 a 15/03/2013
TURNO
Manhã.
JUSTIFICATIVA
A construção da escrita do nome é uma necessidade
básica na construção do indivíduo. O nome está sempre muito importante nas suas
primeiras manifestações da escrita. As crianças em fase de alfabetização podem
e devem aprender muitas coisas a partir do trabalho com os nomes próprios da
classe em atividades que promovam a socialização da turma, proporcionando ao
educador o acesso a um instrumento de avaliação que irá detectar o conhecimento
prévio que o aluno possui, quando este demonstra suas hipóteses de escrita do
nome. 
OBJETIVOS
Possibilitar o acesso ao conhecimento da leitura e
da escrita através de atividades com o nome, estimulando a oralidade dos
educandos.
- Criar condições para que os educandos compreendam
a leitura e seus significados, através das atividades com o nome.
- Possibilitar a integração da turma, através de
atividades coletivas, relacionadas aos nomes das crianças, promovendo a
socialização entre os mesmos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·        
Reconhecer ou conhecer as letras do nome próprio;
·        
Identificar o nome próprio e de seus colegas;
·        
Escrever o nome próprio;
·        
Conhecer a história de seu nome;
·        
Promover e estimular a linguagem oral;
·        
Enriquecer e ampliar o vocabulário;
·        
Estimular a imaginação e a criatividade;
·        
Praticar a coordenação motora fina e ampla;
·        
Desenvolver a leitura através da visualização
de figuras;
·        
Relacionar os números com a quantidade;
·        
Conhecer os instrumentos de pesos e medidas;
·        
Desenvolver e estimular a expressão corporal;
·        
Conhecer e identificar as vogais;
CONTEÚDOS
·        
Identidade;
·        
Linguagem oral;
·        
As vogais;
·        
Número e quantidade;
·        
Peso e medidas;
·        
Criatividade, imaginação e dramatização.
·        
Motricidade fina e ampla;
·        
Expressões gráficas: desenho, pintura,
traçado e pontilhado;
·        
Artes plásticas: pintura, recorte e colagem
com material diverso, desenho livre e dirigido;
·        
Expressão corporal; 
·        
Música e ritmo. 
METODOLOGIA
•             
Conversas
e debates relacionados ao tema;
•             
Grafismo
– desenho, pintura, traçado, dobraduras;
•             
Recortes
e colagens;
•             
Jogo
das Letras móvel;
•             
Jogo
– quebra-cabeça, caça-palavras;
•             
Músicas
– cantigas;
•             
Confecção
de um painel com os nomes;
•             
Confecção
do painel Minha Família (fotos);
•             
Construção
da chamadinha viva com nomes;
•             
Painel
de aniversário;
•             
Rotina
diária e semanal – mural ilustrado;
•             
Mural
das vogais;
•             
Girafa
– minhas medidas;
•             
Entrevista
do aluno com os pais;
•             
Confecção
do livrinho Meu álbum.
CULMINÂNCIA
Entrega do livrinho Meu Álbum.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através do envolvimento dos alunos ao participar
das atividades desenvolvidas durante a semana. Observações e registros diários
dos avanços dos alunos na construção da escrita do próprio nome, bem como no
reconhecimento dos nomes dos amiguinhos da classe e da professora. 

 
Amei esse plano de aula.
ResponderExcluir