"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar." Esopo




segunda-feira, 1 de abril de 2013

PROJETO: MEU NOME, MINHA IDENTIDADE



PROFESSORA: ALINE PIRES COUTO

PROJETO "Meu nome, Minha identidade"

PÚBLICO ALVO

Crianças de 05 a 06 anos de idade / Pré-b.

DURAÇÃO

25/02/13 a 15/03/2013

TURNO

Manhã.

JUSTIFICATIVA

A construção da escrita do nome é uma necessidade básica na construção do indivíduo. O nome está sempre muito importante nas suas primeiras manifestações da escrita. As crianças em fase de alfabetização podem e devem aprender muitas coisas a partir do trabalho com os nomes próprios da classe em atividades que promovam a socialização da turma, proporcionando ao educador o acesso a um instrumento de avaliação que irá detectar o conhecimento prévio que o aluno possui, quando este demonstra suas hipóteses de escrita do nome.

OBJETIVOS

Possibilitar o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita através de atividades com o nome, estimulando a oralidade dos educandos.

- Criar condições para que os educandos compreendam a leitura e seus significados, através das atividades com o nome.

- Possibilitar a integração da turma, através de atividades coletivas, relacionadas aos nomes das crianças, promovendo a socialização entre os mesmos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Reconhecer ou conhecer as letras do nome próprio;

·         Identificar o nome próprio e de seus colegas;

·         Escrever o nome próprio;

·         Conhecer a história de seu nome;

·         Promover e estimular a linguagem oral;

·         Enriquecer e ampliar o vocabulário;

·         Estimular a imaginação e a criatividade;

·         Praticar a coordenação motora fina e ampla;

·         Desenvolver a leitura através da visualização de figuras;

·         Relacionar os números com a quantidade;

·         Conhecer os instrumentos de pesos e medidas;

·         Desenvolver e estimular a expressão corporal;

·         Conhecer e identificar as vogais;

CONTEÚDOS

·         Identidade;

·         Linguagem oral;

·         As vogais;

·         Número e quantidade;

·         Peso e medidas;

·         Criatividade, imaginação e dramatização.

·         Motricidade fina e ampla;

·         Expressões gráficas: desenho, pintura, traçado e pontilhado;

·         Artes plásticas: pintura, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;

·         Expressão corporal;

·         Música e ritmo.


METODOLOGIA

              Conversas e debates relacionados ao tema;
              Grafismo – desenho, pintura, traçado, dobraduras;
              Recortes e colagens;
              Jogo das Letras móvel;
              Jogo – quebra-cabeça, caça-palavras;
              Músicas – cantigas;
              Confecção de um painel com os nomes;
              Confecção do painel Minha Família (fotos);
              Construção da chamadinha viva com nomes;
              Painel de aniversário;
              Rotina diária e semanal – mural ilustrado;
              Mural das vogais;
              Girafa – minhas medidas;
              Entrevista do aluno com os pais;
              Confecção do livrinho Meu álbum.


CULMINÂNCIA

Entrega do livrinho Meu Álbum.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através do envolvimento dos alunos ao participar das atividades desenvolvidas durante a semana. Observações e registros diários dos avanços dos alunos na construção da escrita do próprio nome, bem como no reconhecimento dos nomes dos amiguinhos da classe e da professora.

Um comentário:

Páginas