"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar." Esopo

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Projeto As Vogais


PROJETO:

As

Vogais

 




ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ JURA

PROFESSORA: ALINE PIRES COUTO

PROJETO "AS VOGAIS”

PÚBLICO ALVO

Crianças de 05 a 06 anos de idade / Pré-b.

DURAÇÃO

08/04/13 a 26/04/2013

TURNO

Manhã

 

JUSTIFICATIVA: Tendo em vista a fase que se encontra as crianças do Pré - escolar, surge a necessidade de um trabalho sistemático de apresentação e fixação das vogais do qual partirá do todo para as partes. A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico, faz parte de uma sociedade letrada que exige um aprendizado eficiente para que o mesmo possa se distinguir dos demais no meio em que convive.

 

OBJETIVO GERAL: Aprender de forma sistemática as vogais e sua utilização nas palavras.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·                  Oportunizar as crianças momentos de interação para que eles possam compreender a natureza alfabética e que dentro dela estão as vogais;

·                  Ter noção em reconhecer, identificar, modelar e escrever as vogais;

·                  Desenvolver habilidades orais e da escrita;

·                  Associar as vogais a letra inicial de colegas, objetos e animais;

·                  Desenvolver a coordenação motora fina, grossa e ampla;

·                  Estimular a criatividade promovendo atividades variadas;

·                  Conhecer e diferenciar os traçados das vogais;

·                  Identificar cada vogal e o som;

·                  Escrever as vogais e identificá-las nas palavras;

·                   Identificar as cores primárias;

·                  Associar a vogal a figura de animais e objetos;

·                  Conhecer um pouco da historia do índio e seus costumes.

 
CONTEÚDOS:

·                  Datas comemorativas – dia Nacional do Livro Infantil 18/04; dia do Índio 19/04,

·                  As vogais;

·                  Comunicação e expressão oral e corporal;

·                  Fazer artístico;

·                  Número e quantidade;

·                  Música e ritmo;

·                  Coordenação motora ampla e fina.

 
METODOLOGIA:

·                  Traçado das vogais com pinceis e dedos em folhas e cartazes;

·                  Atividades de fixação;

·                  Pintar a vogal com as cores primárias selecionadas por cada aluno;

·                  Pintura com a tinta guache de cada vogal estudada;

·                  Traçado com lã;

·                  Jogo das vogais e cores;

·                  Jogo das vogais nas tampinhas;

·                  Criar desenho com a vogal estudada.

·                  Identificar os objetos da sala de aula, grifando ou colorindo as vogais;

·                  Jogo de boliche das vogais;

·                  Confeccionar o colar do índio com macarrão e cocares;

·                  Confecção do livrinho das vogais.

 

CULMINÂNCIA: Amostra dos trabalhos.

 

AVALIAÇÃO: A avaliação será feita através do envolvimento dos alunos ao participar das atividades desenvolvidas durante a semana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 comentários:

Kenya Bispo disse...

Parabéns pelos trabalhos postados. minha sala é de ed. Infantil, crianças de 04 anos e as sugestões irá me orientar muito. obrigada pelo apoio.

Postar um comentário

Share It

Páginas