"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar." Esopo




segunda-feira, 1 de abril de 2013

PRÉ-B: CONTEÚDOS PARA O ANO DE 2013


PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA O ANO DE 2013
 
PROFESSORA: ALINE PIRES COUTO
 
PRÉ-B/2013
 
 
 
1. Formação Pessoal e Social
 
                            Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizarei os seguintes objetivos: que as crianças desenvolvam uma imagem positiva de si mesma, ampliem sua auto- confiança e auto-estima, reconheçam suas limitações e possibilidades procurando superá-las, que sejam capazes de valorizar e realizar ações de cooperação e solidariedade, enfrentar conflitos respeitando e compartilhando suas vivências com outras crianças e adultos.
 


1.1     Conteúdos
 
Conceitos, Fatos e Princípios
 
-          Adaptação
-          Identidade e Autonomia
-          Identificação
-          Interação
-          Nome
-          Socialização
-          Cuidados Pessoais
-          Imagem
-          Respeito e diversidade


 
2. Movimento
 
              Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizarei os seguintes objetivos: que as crianças adquiram expressão própria pelo movimento, que sejam capazes de se organizar no espaço, que ampliem suas possibilidades expressivas utilizando gestos diversos e ritmo corporal, que controlem gradualmente o próprio movimento aperfeiçoando e ajustando suas habilidades motoras em diferentes situações, que experimentem diferentes qualidades e dinâmicas do movimento (força, velocidade, resistência e flexibilidade).
 


2.1. Conteúdos
 
Conceitos, Fatos e Princípios.
 
-          Expressividade
-          Desenvolvimento pessoal
-          Atividades rítmicas
-          Equilíbrio e coordenação
-          Jogos
-          Brincadeiras


 
3. Música
 
              Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizarei os seguintes objetivos: que as crianças adquiram expressão própria no canto desenvolva a habilidade de ouvir, perceber e discriminar som, ritmo, espaço, tempo e harmonia, desenvolvam o senso rítmico e a acuidade auditiva, percebam e expressem sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
 
3.1. Conteúdos
 

Conceitos, Fatos e Princípios.

 
-          Apreciação musical
-          Fazer musical
 
4. Artes Visuais
 
              Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças estabeleçam relações entre o meio ambiente e as expressões artísticas no que se refere as cores, formas e sensações; que se interessem pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas; que produzam trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação; que adquiram o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos; que desenvolvam a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço e harmonia.
 


4.1. Conteúdos
 
Conceitos, Fatos e Princípios.
 
-       O fazer artístico
-          Apreciação
-          Reflexão
-          Apreciação


 
5. Linguagem Oral e Escrita
 


5.1. Conteúdos
 
Conceitos, Fatos e Princípios.
 
Linguagem oral
-          Diálogo
-          Argumentação

 

Linguagem escrita

-          Escrita como representação da fala
-          Organização na escrita do nome
-          Reescrita a partir de suas hipóteses
 


 
6. Natureza e Sociedade
 
              Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizarei os seguintes objetivos: que as crianças estabeleçam relações entre o modo de vida característica de seu grupo social e de outros grupos; que estabeleçam algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana, que se interessem e demonstrem curiosidade pelo mundo social e natural, questionando, propondo soluções, formulando perguntas e confrontando idéias.
 
 


6.1. Conteúdos
 
Conceitos, Fatos e Princípios.
 
-          Esquema corporal
-          Órgão dos sentidos
-          Minha escola
-          Minha família
-          Meio Ambiente
-          Fenômenos da Natureza
-          Meio de comunicação
-          Meio de transporte
-          As profissões
-          Tipos de moradia
-          Modo de ser, viver e trabalhar
-          Saúde
-          Plantas
-          Seres vivos


 
7. Matemática
 
              Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças reconheçam e valorizem os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano social; que desenvolvam a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, criar, generalizar, avaliar, observar e explorar o ambiente que a cerca; que sejam cidadãos autônomos, capazes de pensar e tomar decisões; que sejam capazes de comunicar idéias matemáticas, hipóteses e soluções de situações problema utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.


 
 
 
 
7.1. Conteúdos
 
Conceitos, Fatos e Princípios.
 
-          Sequência numérica
-          Número e quantidade
-          Seriação
-          Simbolização
-          Espaço e forma
-          Grandezas e medidas
-          Classificação e ordenação
-          Situação-problema
-          Cálculo mental


 
 
Procedimentos de Avaliação
 
              A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
 
 
ROTINA DA PRÉ-ESCOLA
 


·         A rotina da pré-escola
Ø  Rotina diária: 8h as 8:30 entrada
Ø  08:15 café / higiene
Ø  08:30 atividades na sala
Ø  10:00 jogos ou brinquedos livre na sala
Ø  10:30 recreio
Ø  11;15 almoço / higiene
Ø  12h saída
·         Rotina semanal
Ø  Segunda-feira: biblioteca
Ø  Terça-feira: sala de jogos
Ø  Quarta-feira: Educação Física
Ø  Quinta-feira: Música e dança
Ø  Sexta-feira: vídeo.


 
 


Datas Comemorativas:


MARÇO
8- Dia Internacional da Mulher
14- Dia Nacional da Poesia
19- Dia da Escola
21- Início do outono
22- Dia Mundial da Água
29 Sexta feira santa
31 Páscoa
 
ABRIL
7- Dia Mundial da Saúde
18 -Dia Nacional do Livro Infantil (nascimento              de Monteiro Lobato)
19- Dia do Índio
21 Tiradentes
22- Chegada dos Portugueses no Brasil
 
MAIO
12- Dia das Mães
13- Abolição da Escravatura
31- Dia Mundial do Combate ao Fumo
 
JUNHO
5- Dia Mundial do Meio Ambiente
13- Santo Antônio
21- Início do Inverno
24 São João
29- São Pedro
 
 
 
 
JULHO
15- Dia Internacional do Homem
20- Dia do Amigo
26- Dia dos Avós
 
AGOSTO
1- Dia do Selo
9- Dia dos Pais
11- Dia do Estudante
22- Dia do Folclore
25- Dia do Soldado
28- Dia Nacional do Voluntariado
 
 
 
 
SETEMBRO
7- Independência do Brasil
8- Dia Internacional da Alfabetização
20- Revolução Farroupilha
21- Dia da Árvore
23- Início da primavera
 
OUTUBRO
4- Dia Internacional dos Animais
12- Dia da Criança
15- Dia do Professor
23- Dia da Aviação
28 – Dia do Funcionário Público
29- Dia Nacional do Livro
31- Dia das Bruxas
 
NOVEMBRO
2- Finados
15- Proclamação da República
12-Dia do Diretor de Escola
19- Dia da Bandeira
20- Dia da Consciência Negra
21- Nossa Senhora da Saúde
30- Dia do Estatuto da terra
 
DEZEMBRO
1- Dia Mundial de Combate à AIDS
10-Dia da Declaração dos Direitos Humanos
17- Centenário de Érico Veríssimo
21-Início do verão
25- Natal
 


projetos a serem elaborados durante o ano de 2013*
 
 
 
 
Fevereiro
Sondagem/ Adaptação
 
Projeto meu nome, minha identidade. 25/02/13 a 15/03/13
Março
18 a 28 de março: Projeto Páscoa
 
Abril
01 a 05/04: Projeto Boa Saúde
08 a 19/04: Projeto Mundo da Imaginação
22 a 30/04 Projeto: As Profissões.
Maio
02 a 10/05 Projeto: Mãe
 
13 a 17/05 Projeto: Cidreira-Meu município.
20 a 31/05 Projeto: Os Sentido.
Junho
03 a 14/06 Projeto: Meio Ambiente.
 
17 a 28/06 Projeto: Arraiá da Vovó Jura.
Julho
01 a 12/07 Projeto: Meios de comunicação.
 
15 a 26/07 Projeto: Meios de transporte.
Agosto
01 a 09/08 Projeto: Papai.
 
12 a 23/08 Projeto: Folclore.
Setembro
02 a 19/09 Projeto: Independência do Brasil.
 
23 a 30/09 Projeto: Primavera.
Outubro
01 a 04/10 Mini Projeto: Os animais.
 
07 a 11/10 Projeto: Ser Criança.
28 a 31/10 Projeto: Halloween.
Novembro
04 a 15/11 Projeto: Dia e Noite.
 
18 a 29/11 Projeto: Estações do ano.
Dezembro
09 a 23/12 Projeto: Natal.
 
 
 
*sujeito a mudanças pelo professor e poderão ser acrescentados outros temas conforme a necessidade da turma.


 


FESTAS DURANTE O ANO:

Páscoa – 28/03/13

Mãe –

Festa junina –

Pai –

Dia das crianças –

Natal –

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas