PROGRAMAÇÃO DE
CONTEÚDOS PARA O ANO DE 2013
PROFESSORA: ALINE PIRES COUTO
PRÉ-B/2013
1. Formação
Pessoal e Social
Com base nos dados
levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizarei os
seguintes objetivos: que as crianças desenvolvam uma imagem positiva de si
mesma, ampliem sua auto- confiança e auto-estima, reconheçam suas limitações e
possibilidades procurando superá-las, que sejam capazes de valorizar e realizar
ações de cooperação e solidariedade, enfrentar conflitos respeitando e
compartilhando suas vivências com outras crianças e adultos.
1.1
Conteúdos
Conceitos, Fatos e
Princípios
-
Adaptação
-
Identidade e Autonomia
-
Identificação
-
Interação
-
Nome
-
Socialização
-
Cuidados Pessoais
-
Imagem
-
Respeito e diversidade
2. Movimento
Com
base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo,
priorizarei os seguintes objetivos: que as crianças adquiram expressão própria
pelo movimento, que sejam capazes de se organizar no espaço, que ampliem suas
possibilidades expressivas utilizando gestos diversos e ritmo corporal, que
controlem gradualmente o próprio movimento aperfeiçoando e ajustando suas
habilidades motoras em diferentes situações, que experimentem diferentes
qualidades e dinâmicas do movimento (força, velocidade, resistência e
flexibilidade).
2.1. Conteúdos
Conceitos,
Fatos e Princípios.
-
Expressividade
-
Desenvolvimento pessoal
-
Atividades rítmicas
-
Equilíbrio e coordenação
-
Jogos
-
Brincadeiras
3. Música
Com base nos dados levantados na avaliação
diagnóstica, no início do ano letivo, priorizarei os seguintes objetivos: que
as crianças adquiram expressão própria no canto desenvolva a habilidade de
ouvir, perceber e discriminar som, ritmo, espaço, tempo e harmonia, desenvolvam
o senso rítmico e a acuidade auditiva, percebam e expressem sensações,
sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e
interpretações musicais.
3.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios.
-
Apreciação musical
-
Fazer musical
4. Artes Visuais
Com base nos dados
levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os
seguintes objetivos: que as crianças estabeleçam relações entre o meio ambiente
e as expressões artísticas no que se refere as cores, formas e sensações; que se
interessem pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas
obras artísticas; que produzam trabalhos de arte, utilizando a linguagem do
desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o
gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação; que adquiram
o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos; que
desenvolvam a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço e
harmonia.
4.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios.
-
O fazer artístico
-
Apreciação
-
Reflexão
-
Apreciação
5. Linguagem Oral e Escrita
5.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios.
Linguagem oral
-
Diálogo
-
Argumentação
Linguagem
escrita
-
Escrita como representação da fala
-
Organização na escrita do nome
-
Reescrita a partir de suas hipóteses
6. Natureza e Sociedade
Com
base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo,
priorizarei os seguintes objetivos: que as crianças estabeleçam relações entre
o modo de vida característica de seu grupo social e de outros grupos; que
estabeleçam algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali
se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e
para a qualidade da vida humana, que se interessem e demonstrem curiosidade
pelo mundo social e natural, questionando, propondo soluções, formulando
perguntas e confrontando idéias.
6.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios.
-
Esquema corporal
-
Órgão dos sentidos
-
Minha escola
-
Minha família
-
Meio Ambiente
-
Fenômenos da Natureza
-
Meio de comunicação
-
Meio de transporte
-
As profissões
-
Tipos de moradia
-
Modo de ser, viver e trabalhar
-
Saúde
-
Plantas
-
Seres vivos
7. Matemática
Com
base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo,
priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças reconheçam e valorizem os
números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como
ferramentas necessárias no seu cotidiano social; que desenvolvam a capacidade
de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, criar, generalizar,
avaliar, observar e explorar o ambiente que a cerca; que sejam cidadãos
autônomos, capazes de pensar e tomar decisões; que sejam capazes de comunicar
idéias matemáticas, hipóteses e soluções de situações problema utilizando a
linguagem oral e a linguagem matemática.
7.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios.
-
Sequência numérica
-
Número e quantidade
-
Seriação
-
Simbolização
-
Espaço e forma
-
Grandezas e medidas
-
Classificação e ordenação
-
Situação-problema
-
Cálculo mental
Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante
o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do
grupo.
ROTINA DA PRÉ-ESCOLA
·
A rotina da pré-escola
Ø Rotina diária: 8h as 8:30 entrada
Ø 08:15 café / higiene
Ø 08:30 atividades na sala
Ø 10:00 jogos ou brinquedos livre na sala
Ø 10:30 recreio
Ø 11;15 almoço / higiene
Ø 12h saída
·
Rotina semanal
Ø Segunda-feira: biblioteca
Ø Terça-feira: sala de jogos
Ø Quarta-feira: Educação Física
Ø Quinta-feira: Música e dança
Ø Sexta-feira: vídeo.
Datas Comemorativas:
MARÇO
8- Dia Internacional da
Mulher
14- Dia Nacional da Poesia
19- Dia da Escola
21- Início do outono
22- Dia Mundial da Água
29 Sexta feira santa
31 Páscoa
ABRIL
7-
Dia Mundial da Saúde
18
-Dia Nacional do Livro Infantil (nascimento de Monteiro Lobato)
19-
Dia do Índio
21
Tiradentes
22-
Chegada dos Portugueses no Brasil
MAIO
12- Dia das Mães
13- Abolição da Escravatura
31- Dia Mundial do Combate ao
Fumo
JUNHO
5- Dia Mundial do Meio
Ambiente
13- Santo Antônio
21- Início do Inverno
24 São João
29- São Pedro
JULHO
15- Dia Internacional do
Homem
20- Dia do Amigo
26- Dia dos Avós
AGOSTO
1- Dia do Selo
9- Dia dos Pais
11- Dia do Estudante
22- Dia do Folclore
25- Dia do Soldado
28- Dia Nacional do
Voluntariado
SETEMBRO
7- Independência do Brasil
8- Dia Internacional da
Alfabetização
20- Revolução Farroupilha
21- Dia da Árvore
23- Início da primavera
OUTUBRO
4- Dia Internacional dos
Animais
12- Dia da Criança
15- Dia do Professor
23- Dia da Aviação
28 – Dia do Funcionário
Público
29- Dia Nacional do Livro
31- Dia das Bruxas
NOVEMBRO
2- Finados
15- Proclamação da República
12-Dia do Diretor de Escola
19- Dia da Bandeira
20- Dia da Consciência Negra
21- Nossa Senhora da Saúde
30- Dia do Estatuto da terra
DEZEMBRO
1- Dia Mundial de Combate à
AIDS
10-Dia da Declaração dos
Direitos Humanos
17- Centenário de Érico
Veríssimo
21-Início do verão
25- Natal
projetos a serem
elaborados durante o ano de 2013*
Fevereiro
|
Sondagem/ Adaptação
|
Projeto meu nome, minha identidade. 25/02/13 a 15/03/13
|
Março
|
18 a 28 de março: Projeto Páscoa
|
|
Abril
|
01 a 05/04: Projeto Boa Saúde
|
08 a 19/04: Projeto Mundo da Imaginação
22 a 30/04 Projeto: As Profissões.
|
Maio
|
02 a 10/05 Projeto: Mãe
|
13 a 17/05 Projeto: Cidreira-Meu município.
20 a 31/05 Projeto: Os Sentido.
|
Junho
|
03 a 14/06 Projeto: Meio Ambiente.
|
17 a 28/06 Projeto: Arraiá da Vovó Jura.
|
Julho
|
01 a 12/07 Projeto: Meios de comunicação.
|
15 a 26/07 Projeto: Meios de transporte.
|
Agosto
|
01 a 09/08 Projeto: Papai.
|
12 a 23/08 Projeto: Folclore.
|
Setembro
|
02 a 19/09 Projeto: Independência do Brasil.
|
23 a 30/09 Projeto: Primavera.
|
Outubro
|
01 a 04/10 Mini Projeto: Os animais.
|
07 a 11/10 Projeto: Ser Criança.
28 a 31/10 Projeto: Halloween.
|
Novembro
|
04 a 15/11 Projeto: Dia e Noite.
|
18 a 29/11 Projeto: Estações do ano.
|
Dezembro
|
09 a 23/12 Projeto: Natal.
|
|
*sujeito a mudanças pelo professor
e poderão ser acrescentados outros temas conforme a necessidade da turma.
FESTAS DURANTE O ANO:
Páscoa – 28/03/13
Mãe –
Festa junina –
Pai –
Dia das crianças –
Natal –
Nenhum comentário:
Postar um comentário