"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar." Esopo




segunda-feira, 1 de abril de 2013

PROJETO: PÁSCOA


 
PROFESSORA: ALINE PIRES COUTO

PROJETO "PÁSCOA"

PÚBLICO ALVO

Crianças de 05 a 06 anos de idade / Pré-b.

DURAÇÃO

20/03/13 a 28/03/2013

TURNO

Manhã.

JUSTIFICATIVA: O Referente Projeto tem como principal tema “Páscoa e seu significado”. Por se tratar de uma data religiosa muito importante para os cristãos, seus símbolos vêm carregados de significados e merecem um destaque especial no calendário escolar. E ainda por se tratar de uma data muito especial para a criança, pois eles esperam ansiosos pelo coelho e os ovos de chocolate. Este Projeto tem como finalidade, resgatar os valores cristãos representando a ressurreição de cristo, mostrando ao educando que, páscoa vai além de trocas de chocolate. É necessário que a criança compreenda o sentido religioso da data comemorativa Que a solidariedade ao próximo, fraternidade, carinho é que vale mais. Neste contexto é fundamental o conhecimento do aluno a respeito do assunto,

 OBJETIVO GERAL: Deseja-se que a criança reconheça o sentido e os símbolos da Páscoa, contribuir para que os educados possam ampliar os conhecimentos a respeito do real significado da “páscoa”.


 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Conhecer a história da páscoa;

·         Promover a boa ação e a solidariedade;

·         Vivenciar o significado religioso da data;

·         Abordar os diferentes símbolos da páscoa;

·         Trabalhar a ludicidade;

·         Promover e estimular a linguagem oral;

·         Enriquecer e ampliar o vocabulário;

·         Estimular a imaginação e a criatividade;

·         Praticar a coordenação motora fina e ampla;

·         Desenvolver a leitura através da visualização de figuras;

·         Relacionar os números com a quantidade;

·         Desenvolver e estimular a expressão corporal;


CONTEÚDOS:

·         Data comemorativa – Páscoa;

·         Símbolos da Páscoa;

·         Linguagem oral;

·         Número e quantidade;

·         Criatividade, imaginação e dramatização.

·         Motricidade fina e ampla;

·         Expressões gráficas: desenho, pintura, traçado e pontilhado;

·         Artes plásticas: pintura, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;

·         Expressão corporal;

·         Música e ritmo.


METODOLOGIA:

·         Conversas e debates;

·         Histórias relacionadas ao tema;

·         Contos usando fantoches;

·         Desenhos e pinturas;

·         Pintura facial;

·         Colagem usando cola colorida;

·         História em sequencia;

·         Oficina de culinária (docinho de chocolate);

·         Entregas de docinhos para turminha do MI;

·         Confecção de cenouras;

·         Dobraduras;

·         Músicas do coelhinho: coelhinhos pintadinhos, coelhinho da Páscoa que trazes pra mim, de olhos vermelho;

·         Brincadeira, coelhinho sai da toca, corrida dos ovos, coelho elegante, revezamento de coelhos;

·         Pintura do rosto imitando o coelho;

·         Quebra-cabeça do coelho;

·         Jogo da memória;

·         Painel artístico com pegadas do coelho usando os pés.


CULMINÂNCIA: Festa de Páscoa e entrega de lembrancinhas.


AVALIAÇÃO: A avaliação será feita através do envolvimento dos alunos ao participar das atividades desenvolvidas durante a semana

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas