"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar." Esopo




segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Projeto 7 de Setembro Maternal 2 - Professoras Leticia Admar e Lucimar Gisele







Justificativa: Nos dias atuais, escola tem o dever de incentivar o sentimento cívico, propiciando a criança o contato com os fatos importantes ocorridos na nossa história, garantindo assim a formação de cidadãos conscientes com a importância cultural e o patrimônio brasileiro. A comemoração do dia da Independência do Brasil é uma oportunidade única de incentivar e “plantar” na criança este sentimento de amor à nossa pátria.
Objetivo Geral: Desenvolver no educando o valor cívico, através de estímulos que propiciem a construção do patriotismo e sentimentos como respeito a pátria, união, integração com a escola e com a comunidade.
Objetivos específicos:
- Estimular o prazer para ouvir histórias reais;
- Ampliar a linguagem oral;
- Incentivar o interesse musical;
- Valorizar as manifestações de amor a pátria;
- Identificar as cores da bandeira do Brasil e seus significados;
- Estimular a expressão corporal.
Conteúdos:
- Conversa informal sobre o tema;
- Desenho livre;
- Pintura de figuras patrióticas;
- Cartaz coletivo;
- Audição do Hino Nacional;
- Pintura com tinta guache;
- Ensaios com a musica Aquarela para apresentações.
Recursos:
- MUC;
- Aparelho de Som;
- Materiais recicláveis,
- Massinha de modelar.

Culminância: Desfile cívico.



segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Projeto Era Uma Vez... - Maternal 2 - Professoras Lucimar Gisele e Leticia Admar







Maternal II

Tema: Era uma vez...
Justificativa:
É ouvindo histórias que se podem sentir importantes emoções, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem estar, o medo, a alegria, a insegurança, vivendo profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve, com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma delas pode despertar nos pequenos ouvintes, além de ser um recurso valioso e agradável para a predisposição à aprendizagem e para sua complementação. .
            A história contada define, ainda, uma seqüência de idéias e também reconhece sinais verbais que o narrador transmite. Ao aproveitar esses sinais, a história contada possibilita que a criança aumente o seu tempo de atenção. Dessa forma, ela consegue concentrar-se muito mais ouvindo uma história do que por meio de outras atividades.
             Ouvir histórias desenvolve, também, uma capacidade de grande imaginação. Perguntado sobre qual seria a melhor maneira de cultivar nas crianças o interesse pela ciência, Einstein sugeriu que se contassem muitos e muitos contos de fadas para as crianças. Se a criança desenvolver a imaginação, se ela tiver a curiosidade desenvolvida, ela poderá responder às várias situações que surgirão durante a vida e solucionar problemas futuros.
             Assim, este projeto nasceu da necessidade de estimular o aparecimento da função simbólica ou semiótica ( Piaget ) que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, da fantasia, do faz de conta, do jogo simbólico, contribuindo eficazmente para o desenvolvimento integral da criança, nos seus aspectos cognitivo, afetivo, emocional, social e motor.
Objetivo Geral:
Despertar nas crianças, o prazer em ouvir histórias, proporcionando meios divertidos e atividades atraentes para contá-las, estabelecendo a ligação entre aquilo que é real e o imaginário, tão presente no cotidiano das mesmas, em que poderão expressar sua percepção de mundo, oportunizando assim, o desenvolvimento da linguagem, do pensamento lógico, da imaginação, socialização, construção da identidade e autonomia.
Objetivos Específicos:
·        Ampliação do vocabulário;
·        Concentração; Saber ouvir;
·        Incentivar a leitura simbólica e visual de forma lúdica;
·        Desenvolver o raciocínio lógico;
·        Envolver as crianças, num mundo de fantasias e imaginação.
Desenvolvimento:
·        Contação de histórias através de fantoches, tapete de histórias, dedoches, materiais recicláveis, aventais, tv;
·        Histórias: Era Uma Vez Um Gato Xadrez, Maria vai com as outras, Clact... Clact... Clact..., Branca de Neve e os Sete Anões, Menina Bonita do Laço de Fita, Lenda ca Cuca, Reino das Borboletas Brancas, Os Músicos de Bren;
·        Pintura de desenhos;
·        Confecção de cartaz coletivo;
·        Colagem
Recursos:

Fantoches, dedoches, tapete de histórias, avental de histórias, Giz de cera, folhas, cola, DVD, Livros, Jogos.























segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Projeto Pais - Maternal 2 - Professoras Lucimar Gisele e Leticia Admar

Projeto
Pais





Maternal II

Tema: Pais
Justificativa:
A criança precisa respeitar e valorizar a figura paterna, cabendo a escola iniciar este processo.
Objetivo Geral:
O pai é a primeira figura que a criança se espelha no seu desenvolvimento.  Apesar de muitas crianças não terem em seu seio familiar esta figura, é de extrema importância que a escola incentive o respeito e o afeto entre a criança e os seus responsáveis, para assim formarmos uma sociedade mais justa e consciente de seus atos.
Objetivos Específicos:
·        Ampliação do vocabulário;
·        Concentração; Saber ouvir;
·        Jogos diversos;
·        Mímica, dramatizações;
·        Desenvolver a linguagem oral e Gestual
·        Incentivar e desenvolver o hábito de desenho;
·        Valorizar a figura paterna;
·        Incentivar o respeito pelos mais velhos.
Desenvolvimento:
·        Roda de conversa sobre o tema;
·        Hora do Conto: História Pinóquio;
·        Pintura de desenhos;
·        Confecção de lembranças e cartões para o dia dos pais;
·        Confecção de cartaz coletivo;
·        Musica Pai, Meu Super Herói;
·        Carimbo de mãos e pés.
Recursos:

Giz de cera, folhas, cola, DVD, Livros, Jogos.








segunda-feira, 7 de julho de 2014

Projeto Arraial da Vovó Jura - Maternal 2 - Professoras Leticia Admar e Lucimar Gisele


PROJETO
ARRAIÁ DA VOVÓ JURA.....





Período: 7 a 12 de julho.

TEMA: ARRAIÁ DA VOVÓ JURA.....
JUSTIFICATIVA: A festa junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinárias típicas e outros!
A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrara a comunidade escolar.
OBJETIVO GERAL: Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidades de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas e brincadeiras, ressaltando seus aspectos populares, sociais e culturais.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·         Conhecer as características das festas juninas;
·         Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;
·         Valorizar a tradição das festas juninas;
·         Socializar com a comunidade escolar e familiares;
·         Desenvolver a linguagem oral;
·         Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema
·         Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras;
·         Ornamentar a escola e sala de aula com bandeirinhas;
·         Promover a festa julina da nossa escola.
DESENVOLVIMENTO:
·         Roda de conversa sobre o tema;
·         Visualização de imagens;
·         Pintura de desenhos com tinta e giz de cera;
·         Colagem ;
·         Mosaico;
·         Carimbo de mãos;
·         Brincadeiras coletivas;
·         Hora do conto;
·         Brincadeiras dirigidas e livres.
RECURSOS: materiais de uso comum, TV

CULMINANCIA: festa julina com a participação da comunidade.

































Páginas